blog
Confira nossos últimos posts

Share

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Um blog de sustentabilidade no turismo

If you want to read in english, click here
Se quiere leer en español, pulse aquí.

Sustentabilidade e negócios de impacto positivo são temas que, de alguma forma, sempre estiveram presentes na minha vida. Essa é uma das razões para que hoje a sustentabilidade seja um assunto indissociável do meu cotidiano e esteja tão presente na minha carreira profissional.

Enquanto entusiasta de desenvolvimento sustentável de cidades, procuro explorar minhas habilidades de pesquisa nesta temática. Por isso, eu sou Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi desde 2017, quando pesquisei em profundidade o tema hospitalidade urbana. Além disso, faço parte do grupo de pesquisadores do IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais).

Embora eu goste muito de pesquisa, dedico a maior parte do meu tempo à sustentabilidade corporativa atuando em diferentes frentes. Há 4 anos, sou consultora em desenvolvimento sustentável no turismo na R&D Consultoria, uma empresa que tem a pauta ambiental impressa no seu DNA e onde estou a frente de dois projetos exclusivos para o setor de turismo: neutralização de emissão de carbono em agências de viagens e ESG para pequenas e médias empresas.

Há 10 anos eu sou sócia da Clube Turismo Ribeirão Preto e responsável pela expansão da marca Clube Turismo no Estado de São Paulo. Embora desde 2020 minha dedicação seja de meio período para me dedicar também à maternidade, o dia a dia de uma agência de viagens impõe um cotidiano dinâmico. Eu sou Diretora de Hospitalidade e portanto, sou responsável pelo relacionamento com todos os nossos stakeholders que estão espalhados em diversas cidades e estados e pela gestão de um cronograma de tarefas bem diversificado.

Sou muito curiosa e essa característica me instiga a mapear oportunidades, buscar conhecimento interdisciplinar e transversal. Por isso, nas horas vagas, escrevo no meu blog “Viaje com Alice” as minhas impressões sobre turismo sustentável e conscientizar os viajantes sobre a importância de buscar e, sobretudo, como pensar em roteiros de viagem com propósito e de impacto positivo.

Meu objetivo profissional é colocar em prática a hospitalidade no ambiente corporativo colocando as pessoas em primeiro lugar, incentivar a capacitação sobre sustentabilidade e sua importância em negócios de turismo, mas sobretudo porque é o certo a ser feito.

Meu sonho é tornar o turismo sustentável acessível para todos e não um luxo para alguns e acredito que isso pode se tornar realidade disseminando a cultura de ESG em pequenos e médios negócios do setor, pois trata-se de um setor muito importante para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

Por que pensar em sustentabilidade no setor de turismo?

Em uma pesquisa recente da Deloitte, os millennials foram consultados sobre qual deveria ser o propósito principal das empresas. Mais de 63% responderam que “melhorar a sociedade” é mais importante do que “gerar lucro”. Adicione a isso o fato de que nos últimos anos, cada vez mais as pessoas têm se preocupado com o impacto dos seus consumos, se a empresa em que estão comprando tem compromisso sustentável ou não.

Isso está ocorrendo em razão da melhor compreensão do quão importante é se preocupar com a sustentabilidade, não apenas pela questão ambiental, mas por ser o certo. Todos nós vivemos no mesmo mundo e somos responsáveis por ele.

Mas e o turismo?

Foram longos anos de homogeinização de portfólio de produtos, desencantamento dos clientes e desumanização de atendimento. Felizmente, o mercado de turismo despertou e entendeu que precisa se reinventar e resgatar os seus valores de diversificação, diferenciação, encantamento, humanização e propósito de existência.

A solução está em entender que a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica é uma vantagem competitiva para os negócios. Como Larry Fink disse aos seus clientes em 2019, propósito e lucro são indissociáveis.

É preciso sempre lembrar que viajar é uma ferramenta poderosa de transformação. Quando viajamos distribuímos renda, cuidamos do meio, aprendemos história, geografia, arte, gastronomia e, sobretudo, aprendemos a respeitar o outro que nos recebe, que é diferente de nós.

Por isso, viajar não é somente um verbo, uma ação, é também atitude e comportamento. Toda viagem tem um motivo, todo motivo tem um propósito e esse propósito pode sempre agregar valor aos viajantes.

perfil viaje com alice

Olá, eu
sou a alice

Olá! Meu nome é Alice Assad Wassall, eu sou consultora de sustentabilidade no turismo. Estou aqui para ajudar você a identificar o propósito da sua empresa e a adaptá-la a todas as tendências da sustentabilidade. 

blog

perfil viaje com alice

Un blog sobre la sostenibilidad en el turismo

Se você quer ler em português, clique aquiIf you want to read in english, clique hereLa sostenibilidad y los negocios de impacto positivo son temas que, de alguna manera, siempre han estado presentes en mi vida. Esta es una de las razones por las que hoy en día la sostenibilidad

Leia mais »

DÚVIDAS, ELOGIOS, ALGUM COMENTÁRIO? ENVIE UMA MENSAGEM.

É muito bom ter você por aqui, caso tenha algo a dizer, seja para elogiar ou criticar, não hesite em me enviar uma mensagem, terei o maior prazer em respondê-lo o mais breve possível. Muito obrigada!

Conteúdos sustentabilidade, turismo, cidade criativa e hospitalidade. Aproveite! 

cadastre-se agora para acessar os materiais.

cadastre-se e acesse agora.

receba um conteúdo exclusivo sobre a área do turismo.

cadastre-se e receba.